18.11.06

Carta

"Ela pensa que quer esquecer, mas não quer. Ela quer outra vez, quer aquele amor intenso, aquele que a levou a fazer tudo, aquele por quem deu tudo, pelo qual se destruiu. Mas não pode. Até dá pena vê-la, aquele sorriso trémulo e sem significado, fingido por detrás do choro e da amargura. E ele nem nota, ele, que sempre esteve com ela nos momentos intensos, não nota, e por isso ela sofre ainda mais. Julga-se tão traída, tão magoada, porém consegue continuar a amar e amar, e sabe que vai amar sempre, mesmo que esteja com outra pessoa. Pensa de como era bom ver o sorriso dele depois de um beijo apaixonado. Agora, sente na pele a prisão de o ver e não lhe poder tocar, comê-lo com beijos, matá-lo de ternura. E ela parece uma criança, pobre apaixonada que não sabe o que pensar do amor, não sabe o que pensar dele. A maneira como ele dizia que a amava, mesmo que fosse só nos momentos a sós, sim porque aquele amor era algo que só conseguia ser totalmente platónico a sós. Na presença de terceiros pareciam uns trapos que já tinham dado tudo o que havia para dar, e o que ela chorava por isso, o que ela lhe suplicava, mas ele não ligava, e ela não se importava. Os momentos a sós compensavam tudo. Juntos choravam por si próprios, juntos eram como um só, podiam ficar presos naqueles momentos a sós para sempre. Mas eram dois adolescentes apaixonados. Gaiatos que não percebem o próprio sentido da vida. E ela está agora sentada a pensar nisso, temendo que os olhos sequem de tanto ardor e lágrima, as coisas que aquelas lágrimas poderiam contar sobre a rapariga ! O que mais atormenta aquela cabeça desorientada, é o que ele sente. Será que ao beijar a outra imagina a sua cara ? Como ela faz quando beija outro ? Será que está sempre a segui-la com o olhar, será que alguma vez vai ser capaz de a esquecer ? Será que já esqueceu ? Daria ele tudo para voltar atrás? E ela deseja que sim, ela, adolescente não religiosa, prega a Deus para que isso aconteça. No passado sempre lhe disseram que ele lhe fazia mal, que ele a enganava. Mas ele dizia que não, e ela acreditava... e porque não ? Porque não acreditar naquele a quem se entregou de alma e corpo, aquele que chorou com ela, que a amou nos seus braços, e que dormiu sobre ela ? E parecia tudo tão verdadeiro ! E talvez fosse, mas agora não parece. E ela sente-se mal, porque enquanto sofre por um, sente-se a enganar o tal outro que diz que a ama e que acredita que ela o ama. Mas ela não o ama, apenas sabe que estar com este outro a ajuda, mas ela não o ama, ela ama-o a ele, e sempre amará, ele estará para sempre preso no seu pensamento. E o pior, é que ele não nota...e fá-la sofrer de toda a maneira mesmo sem saber. Aquele que a amou fá-la sofrer, e ela chora, humilha-se, destrói-se. E ele não nota."


Como é que tudo se torna assim ? Porque é que certas pessoas demonstram tanta capacidade de ultrapassar os momentos maus e também os sentimentos indesejados, e outras ficam no seu silêncio choroso a lamentar a má sorte ? A crueldade do sofrimento por amor, ou aquilo que julgamos ser amor, pois não existe conceito exacto para tal, é de tal modo enorme, transcendente, tem uma tal capacidade de mobilizar pessoas, levá-las aos actos mais extremos e loucos, que é um dom conseguir geri-lo como deve de ser. Ainda por cima quando se é jovem, a juventude que por uns é aproveitada e por outros desperdiçada em lamentos; é triste ver um ser na sua juventude a degradar-se, ir à loucura, envergonhar-se publicamente, expor-se de tal maneira aos demais que todos conseguem atingi-lo, deixar-se ser guiado por alguém que o despreza e conhece o seu amor. É triste, mas acontece.

3 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo perfeitamente o que dizes ;) sabes que sim!
mas por outro lado também o alberto tem razão ficar preso a uma pessoa e bastante mau, sei que e dificil e e que doi largar essa pessoa (falo por experiencia propria) mas por isso te digo que é possivel embora dolorosa mas possivel!!!
É preciso força de vontade e acreditares um bocado em ti, penso que é aí que reside um bocado o problema mas isso tb se muda ;P e sabes também que eu tou aqui

Bjs ***

Anónimo disse...

ir à loucura por amor...
Como te compreendo, quando se deseja tudo tão intensamente que até a cabeça lateja o ser degrada-se todos os dias ao olhar quem amamos e este nem se aperceber da intensidade como o amamos, o que sentimos por ele. Ver um anjo perfeito em alguém que nos trata como se um vagabundo que merece ser ignorado. Ou anjo renegado que pensa que perdeu a luz e que se deve esconder de quem o vÊ como é. Não sei o que é pior...ambos talvez.
Não te preocupes mafalda hás de esquecer, acredito que sim. Mas não te prometo que não doa, que não demore, que não custe, mas hás-de esquecer. Tem fé...nem que seja em ti mesma...que parece que todas as outras ''forças'' abandonaram o homem.

Anónimo disse...

já escrevi e apaguei, porque por mais que escreva não consigo dizer o que quero sobre o texto. Tudo o que se possa usar para classificar será demasiado banal, porque o texto está muito acima do ´lindo e do fantástico mafalda